Transversalidade e interdisciplinaridade.
Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis sujeitos a um aato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.
Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis sujeitos a um aato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.
Interdisciplinaridade.
Questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a interrelação e influência entre elas; questiona a visão compartimentada ( disciplnar ) da realidade sobre qual a escola, tal como a conhecemos, historicamente se constituiu.
Transversalidade.
Diz respeito a possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre o aprender conhecimentos teoricamente sistematizado ( aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na a realidade e da realidade).
Na prática pedagógica. interdisciplinaridade e transversalidade alimenta-se mutuamente, pois o tratamento das questões trazidas pelos temas transversais expõe as inter-relações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer uma trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma perspectiva disciplinar rígida.
Na prática pedagógica. interdisciplinaridade e transversalidade alimenta-se mutuamente, pois o tratamento das questões trazidas pelos temas transversais expõe as inter-relações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer uma trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma perspectiva disciplinar rígida.
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