quinta-feira, 7 de maio de 2009

Assunto interessante.

Transversalidade e interdisciplinaridade.

Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis sujeitos a um aato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.

Interdisciplinaridade.

Questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a interrelação e influência entre elas; questiona a visão compartimentada ( disciplnar ) da realidade sobre qual a escola, tal como a conhecemos, historicamente se constituiu.

Transversalidade.

Diz respeito a possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre o aprender conhecimentos teoricamente sistematizado ( aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na a realidade e da realidade).

Na prática pedagógica. interdisciplinaridade e transversalidade alimenta-se mutuamente, pois o tratamento das questões trazidas pelos temas transversais expõe as inter-relações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer uma trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma perspectiva disciplinar rígida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário